Web Sites com Ajax

JavaScript

Capítulo 1 - Prefácio

Neste primeiro capítulo abordaremos uma linguagem fantástica, capaz de tornar o seu site mais dinâmico e interativo. O melhor de tudo é que aprendê-la é super fácil e divertido. Abordaremos o JavaScript.

Para início de conversa, o Javascript é uma linguagem client-side, ou seja, ela trabalha (roda, funciona) do lado do cliente, o que significa dizer, que ela não é executada no servidor e sim no browser, ao contrário de algumas linguagens como o PHP, ASP, JSP, .NET, dentre outras.

O cliente tem total controle sobre o suporte a essa linguagem no browser utilizado, então lhe afirmo que ele pode desabilitar o funcionamento desse recurso. Assim, o que desenvolvemos fica obsoleto e inútil. Por isso trabalharemos com o JavaScript não-obstrutivo, ou seja, se o cliente desabilitar o funcionamento dessa linguagem ou se ele não tiver suporte a ela, ele utilizará nosso sistema normalmente, mas sem os recursos desenvolvidos com a referida linguagem.

Para quem gosta de história, vamos conhecer um pouco mais da vida do JavaScript.

Como você pôde perceber, ela foi criada por alguém que desejava uma solução que trabalhasse internamente no browser e, que ao mesmo tempo, pudesse automatizar uma página da web ou torná-la mais dinâmica.

Foi assim, que Brendan Eich, programador da Netscape (empresa que sentiu a necessidade da criação), desenvolveu o JavaScript e a introduziu no mercado no ano de 1995.

Seu primeiro nome de batismo, em setembro de 1995, foi LiveScript, como parte do Netscape Navigator 2.0. Seu novo e atual nome, JavaScript, apareceu em 4 de Dezembro de 1995.

Bom, nos capítulos seguintes vou lhe contar o que esse pessoal desenvolveu para nós utilizarmos.

Então, vamos lá.


Conteúdo disponibilizado gratuitamente pelo Mercado Digital

Quer ter um site igual ao Mercado Livre, Swoopo ou Groupon?

Use o PHPLeV!!!

www.PHPLeV.com
(PHP Leilões e Vendas)
O PHPLeV é o melhor script para quem quer trabalhar com sites de leilões e vendas: com ele você pode fazer seu
site tipo Mercado Livre e eBay, site tipo Swwopo e Penny Actions ou site tipo Groupon e Peixe Urbano.
Não é necessário conhecimento técnico e a administração pode ser feita de qualquer computador.